ITR 2022: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo já entregaram mais de 13 mil declarações | região serrana

By | September 22, 2022

O prazo para entrega da Declaração ITR 2022 termina em 30 de setembro e 4.334.530 contribuintes já enviaram a declaração à Receita Federal.

Até o momento foram entregues 2.799 declarações em Petrópolis; 6.381 em Nova Friburgo e 3.885 em Teresópolis. Além disso, os municípios da região Serrana do Rio já entregaram mais de 13 mil declarações.

As pessoas físicas e jurídicas que possuam, detenham domínio útil ou possuam qualquer título de propriedade rural estão obrigadas a apresentar a DITR. O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador de Declaração ITR, disponível no site da Receita Federal e enviá-la pela internet.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo está sujeito a multa de 1% (um por cento) ao mês ou fração de atraso, emitida de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

O valor do imposto poderá ser pago em no máximo 4 (quatro) parcelas iguais, mensais e subsequentes, e nenhum valor poderá ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais). O imposto inferior a R$ 100,00 (cem reais) deverá ser pago em parcela única e a parcela única ou a 1ª (primeira) parcela deverá ser paga até o último dia do prazo para apresentação da DITR.

Preencher e enviar a Declaração de Imposto Predial Territorial Rural (DITR), com os dados cadastrais correspondentes a cada imóvel rural e seu proprietário, e demais informações necessárias para o cálculo do Imposto Predial Territorial Rural (ITR) correspondente a cada imóvel rural.

O prazo para entrega da declaração de imposto de propriedade rural territorial é o último dia útil de setembro de cada ano.

Se você é um contribuinte obrigado por lei a entregar a declaração, mas apresentá-la fora do prazo, será cobrada uma multa por atraso na entrega da declaração (MAED).

Etapas para realizar este serviço

  • Preencha e envie a declaração
  • Baixe o programa, preencha e envie as informações que precisam ser informadas ao IRS.
  • Se o estado da instrução indicar que foi mantida em loop, revise as inconsistências e, se for o caso, retifique (corrija) a informação enviando uma nova declaração (retificador).